FANDOM

Um rancoroso transformer, que já foi um Autobot, mas hoje é um Decepticon. Sua renegação, do ponto de vista ideológico, foi um ato de protesto, do fato de estar desiludido em relação à causa Autobot. Mas também tem um aspecto pessoal muito forte. O ato aparentemente inocente de Optimus escolher Hotshot para treinar o inexperiente Sideswipe, não fora por acaso. Ele de fato, não foi o primeiro recruta a ser treinado por Hotshot. E é ele, Wheeljack, quem faz parte desse passado esquecido de Hotshot.

Wheeljack foi, até onde se sabe, o primeiro recruta sob responsabilidade e supervisão de Hotshot. Nessa época, Wheeljack era um jovem idealista e muito amável. Mas tudo mudou quando em uma batalha, destroços caíram sobre ele, e como Hotshot não dava conta sozinho de tirá-lo das chamas, ele foi buscar ajuda. Mas seu superior se mostrou intransigente e insensível, o proibindo de voltar com reforços, afirmando que não iria arriscar sua unidade por um único soldado. Hotshot se recusa a acatar tal ordem e tenta voltar sozinho, mas é impedido.

Wheeljack esperando pelo amigo, acaba sendo salvo pelo inimigo. Agora ele tem uma dívida com Megatron. E pensando que fora abandonado pelo amigo, ele decidiu o obrigar a encarar a própria encarnação do arrependimento, toda vez que pisar no campo de batalha. Wheeljack, desde que aparece na série, se torna o principal rival de Hotshot.

Wheeljack tenta corromper o novo amigo de Hotshot, Sideswipe, mas este torna-se uma promessa viva, não só de um novo futuro e oportunidade, mas uma mensagem subliminar de Optimus de que o que aconteceu era muito maior do que ele, e que ele não teve culpa do que aconteceu.